Pular para o conteúdo

Temos que encontrar novas ideias, propostas e diferentes soluções para a promoção de um envelhecimento saudável.

DESAFIOS E TRILHAS

Queremos estimular a criação de soluções relevantes e de impacto social que estejam alinhadas com a estratégia global e o plano de ação sobre o envelhecimento e saúde, reforçados pela Organização Mundial da Saúde. E, dessa forma, contribuir para a implementação da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável 2030 da ONU.

Acreditamos que a partir da união de diferentes habilidade e competências e do potencial criativo de cada equipe, podemos iniciar uma transformação histórica que garanta uma vida longa e saudável para todos.

Para dar conta das diferentes dimensões que esse desafio engloba, estamos propondo 5 (cinco) trilhas.

Selecione a sua para começar sua jornada nesse desafio!

TRILHAS DE PARTICIPAÇÃO

Como favorecer o envelhecimento pleno e saudável através de recursos que oportunizem o cuidado com saúde mental?

Nessa trilha, você irá propor soluções criativas e inovadoras que considerem a criação de medidas mais eficazes focadas na aplicação de estratégias que favoreçam ações preventivas para frear o ritmo do crescimento das doenças associadas ao envelhecimento, bem como recursos criativos que auxiliem na manutenção de hábitos saudáveis para ter mais saúde mental na terceira idade.

Atualmente, a saúde mental na terceira idade se tornou um dos assuntos mais relevantes e discutidos na sociedade contemporânea. Um estudo divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) indicou que os transtornos mentais atingem cerca de 29,7% e dos idosos. Depressão, ansiedade, alzheimer são exemplos de alguns dos transtornos mais comuns relatados. Soma-se a isso, emoções negativas que podem surgir nesse momento de vida, como estresse, processos de luto pela perda de entes queridos, problemas familiares, o sentimento de impotência por não conseguir executar algo que era comum quando mais jovem. Esses dados alertam para a necessidade de maior proteção à saúde mental da pessoa idosa.

Como estimular e promover a saúde do corpo na velhice de forma criativa?Nessa trilha, você irá propor alternativas criativas e inovadoras para melhorar a qualidade de vida e do bem-estar físico, ampliando as possibilidades de socialização, autonomia e acesso a serviços de qualidade que visam ao envelhecimento bem-sucedido.

O processo de envelhecimento traz consigo alterações físicas que podem comprometer em menor ou maior grau o nível de autonomia e de independência, o que pode implicar em dificuldades na realização de atividades da vida diária, levando a total incapacidade funcional. Algumas das patologias crônicas existentes na terceira idade são hipertensão, diabetes, problemas circulatórios e dores osteo-musculares. Cuidar do bem estar físico é extremamente necessário para manter o corpo ativo e a saúde em dia e chegar bem à terceira idade. Além disso, manter-se ativo na terceira idade diminui muito o risco de doenças e é uma ótima oportunidade de ampliar os vínculos sociais e fazer amizades. A prática de esportes, o acesso à informação e aos serviços de saúde e o estabelecimento de vínculos socioafetivos funcionam como fatores de proteção às saúdes física dos idosos.

Como disponibilizar novas formas de auxiliar no cuidado com a aparência que contribuam para a manutenção da autoestima e reconhecimento da beleza independente da idade?

Nessa trilha, você irá propor soluções criativas e inovadoras que oportunizem o cuidado com a aparência e beleza na terceira idade.

O desejo de se sentir bem ao se olhar no espelho acompanha o ser humano nas mais diferentes fases da vida. A vaidade nesta idade é muito bem-vinda uma vez que estimula a autoestima, além de que o bem estar físico também passa pelo cuidado com a aparência. Segundo especialistas, a autoestima na velhice é tão importante quanto a boa alimentação e a prática de exercícios físicos. Cuidar da aparência ajuda o idoso a manter a dignidade e satisfação pessoal fazendo com que ele se sinta mais motivado e feliz. Outro ponto importante é que a preocupação com a beleza potencializa a autoimagem. Precisamos reforçar o entendimento de que existe beleza em qualquer idade e que a sensação de bem-estar relacionado a aparência pode ser obtida de diversas maneiras.

Como potencializar a criatividade na velhice, reconhecendo e propondo diferentes mecanismos de expressão?

Nessa trilha, você irá propor soluções criativas e inovadoras que oportunizem o desenvolvimento da criatividade na terceira idade através de diferentes recursos de expressão.

Ao envelhecer, o indivíduo sofre algumas mudanças fisiológicas e o esquecimento pode ser reflexo dessas alterações. Mas já se sabe que é possível amenizar esse impacto do tempo através de atividades que estimulam a criatividade. Além disso, o estímulo à criatividade é uma forma de exercitar a memória atual. Ou seja, a retomada do potencial criativo na terceira idade é muito importante, inclusive como forma de despertar o reconhecimento do idoso quanto aos vários aspectos de si mesmo em relação a sua criatividade. A experiência do processo criativo, seja na forma de arte, ou qualquer experiência, enriquece a vida da pessoa idosa.

Como promover a inclusão social de idosos através de recursos digitais?

Nessa trilha, você irá propor soluções criativas e inovadoras para promover a equidade de acesso às novas tecnologias e incentivar a participação do idoso na família, na sociedade e até no mercado de trabalho.

“A revolução da informática transformou drasticamente os modos de produção do saber e as formas de comunicação. E muitos idosos ficaram à margem desta inovação”.(IPGG, 2017). Ou seja, o contexto digital está sendo vivenciado pela primeira vez pelos idosos da atualidade. O grande desafio é como podemos introduzir esses idosos às novas tecnologias, tais como computadores, notebooks, tablets e smartphones, para que o mesmo adquira autonomia na utilização destes recursos, ampliando suas possibilidades de comunicação e de relacionamento com a família, amigos e com a comunidade. Estar on-line também oferece aos idosos uma ferramenta para gerenciar e pesquisar problemas de saúde e uma maneira de aumentar a atividade cerebral.

CONHEÇA A METODOLOGIA DO HACKTHON

Para o desenvolvimento das soluções, as equipes serão guiadas pelo método Double Diamond. Dividido em quatro fases, o método vai demarcar os marcos de mentoria, feedback e a composição do pitch final, isto é, com descoberta, definição, desenvolvimento e entrega.

O hackathon iniciará às 21h, do dia 21 de outubro. Exatamente 24 horas depois, as equipes deverão entregar um vídeo com a defesa da sua solução e um arquivo no formato de PDF, com informações complementares sobre o desenvolvimento de cada etapa.

O vídeo deverá apresentar uma síntese das quatro fases do processo e o principal: um discurso claro e que evidencie as principais contribuições da solução proposta para a trilha escolhida.

COMO SERÁ A DINÂMICA DO HACKATHON

O evento será todo online, sendo que as plataformas e acessos serão enviadas para as equipes conforme o cronograma.

Cada etapa terá uma entrega que será auxiliada pelos professores mentores da ESPM, caso necessário. A não entrega não implica em eliminação da equipe. Apenas é uma forma de manter um ritmo de construção dos projetos.

Dinâmica:

  1. Os participantes vão receber instruções detalhadas sobre a temática do desafio, os requisitos e formas de apresentação, além de informações sobre os meios que poderão ser utilizados para desenvolver a solução;
  2. Durante todo o período do evento, os professores mentores da ESPM estarão à disposição para auxiliar e esclarecer dúvidas, conforme escala previamente definida;
  3. Cada equipe deverá eleger um representante como seu porta-voz;
  4. As equipes podem utilizar as tecnologias que preferirem no desenvolvimento da solução;
  5. As equipes deverão entregar no final da competição um vídeo e uma apresentação em PDF, com uma defesa da sua solução e um protótipo livre e experimental que indique a sua viabilidade e relevância social;
  6. Será admitida desistência de participantes, porém se isto implicar em uma equipe com menos de 3 integrantes, a mesma será desqualificada;
  7. Se a conduta de algum participante prejudicar de alguma forma o progresso da equipe, o caso deverá ser levado a equipe organizadora para avaliação.

COMO SERÁ A AVALIAÇÃO DA PREMIAÇÃO

O processo de avaliação foi criado de forma idêntica para as duas categorias da competição, SENIOR (para alunos graduandos de todo o Brasil) e JÚNIOR (para alunos de ensino médio do Rio Grande do Sul), mas com premiação separada.

I. Premiação Geral

Independentemente da trilha escolhida, as 3 primeiras equipes de cada categoria com a maior pontuação serão premiadas com OURO, PRATA e BRONZE. Os prêmios serão divulgados durante o encerramento do evento.

II. Destaque por trilha

Além da premiação geral, os projetos com maior pontuação em cada trilha (de cada categoria) e que não tenham ficado entre os 3 primeiros na pontuação geral, receberão uma declaração de PROJETO DESTAQUE.

Critérios de avaliação:

  • Potencial de impacto social;
  • Criatividade e Inovação;
  • Relevância social;
  • Viabilidade de execução;
  • Qualidade técnica e visual do protótipo;
  • Apresentação do PITCH.

Informações importantes:

  • Os participantes inscritos no Hackathon Social receberão um (01) atestado de participação digital de 24 (vinte e quatro) horas, desde que entregues os documentos solicitados comprovando o processo de desenvolvimento da ideia e apresentem o vídeo com a solução final;
  • Os participantes inscritos, enquanto pessoa física e não como equipe, serão estruturados pela comissão organizadora de forma interdisciplinar, por desafio escolhido.

O evento é válido como horas complementares.

Para mais informações, acesse o regulamento do Social Challenge Hackathon