O ONU SOCIAL CHALLENGE é uma iniciativa que surge a partir da parceria entre ESPM e ISEDC/UNESCO – agência Rússia. É uma oportunidade inédita de participação e contribuição para um evento com a chancela de uma das maiores agências especializadas das Nações Unidas (ONU).
Todos os projetos realizados terão a possibilidade de ganhar visibilidade internacional, uma vez que estão vinculados às diretrizes estratégicas que a agência tem em relação a agenda 2030. Além disso, todos os participantes ganharão um certificado com assinatura da agência ISEDC/UNESCO.
O Social Challenge é organizado em parceria com a ESPM SOCIAL PORTO ALEGRE – núcleo de voluntariado estudantil com ênfase em ações e projetos sociais da unidade Porto Alegre. O núcleo já atua com ações e projetos voltados para o bem estar e promoção da saúde da terceira idade e é responsável por todo o escopo de projeto proposto no desafio. O evento também conta com o apoio integral e o know-how da START INCUBADORA DE NEGÓCIOS DA ESPM.
Convidamos toda a comunidade criativa para propor soluções inovadoras e de alto impacto para um dos principais desafios globais, na área social e de saúde pública: os obstáculos para o envelhecimento saudável.
Se assim como nós, você também é movido pelo desejo de mudança social e acredita que é possível contribuir para alcançar a visão de que todas as pessoas podem ter uma vida longa e saudável, então esse desafio é para você.
“O número global de pessoas idosas – com 60 ou mais anos de idade – está projetado para aumentar de 962 milhões em 2017 para 1,4 bilhão em 2030 e 2,1 bilhões em 2050, quando todas as regiões do mundo, exceto a África, terão quase um quarto ou mais de suas populações com 60 anos de idade ou mais. Em 2100, o número de pessoas idosas pode alcançar 3,1 bilhões” (ONU, 2020).
Acreditamos que pensar soluções alinhadas com a agenda 2030 proposta pela Organização Mundial da Saúde deve ser pauta de discussão dentro de escolas, faculdades e universidades, estimulando jovens a formar uma comunidade criativa em torno desta causa com grande potencial de desenvolvimento. Desta forma, o evento será dirigido exclusivamente para estudantes do ensino médio e do ensino superior, de acordo com as seguintes características:
SENIOR: alunos graduandos de todo o Brasil.
JÚNIOR: alunos de ensino médio do Rio Grande do Sul
Por equipes, com formação fechada.
Por pessoa física, com disponibilidade para integrar novas equipes.