Pular para o conteúdo

Desafio aberto de Inovação Social com foco em soluções voltadas à promoção da saúde para o envelhecimento saudável.

O ONU SOCIAL CHALLENGE é uma iniciativa que surge a partir da parceria entre ESPM e ISEDC/UNESCO – agência Rússia. É uma oportunidade inédita de participação e contribuição para um evento com a chancela de uma das maiores agências especializadas das Nações Unidas (ONU).

Todos os projetos realizados terão a possibilidade de ganhar visibilidade internacional, uma vez que estão vinculados às diretrizes estratégicas que a agência tem em relação a agenda 2030. Além disso, todos os participantes ganharão um certificado com assinatura da agência ISEDC/UNESCO.

O Social Challenge é organizado em parceria com a ESPM SOCIAL PORTO ALEGRE – núcleo de voluntariado estudantil com ênfase em ações e projetos sociais da unidade Porto Alegre. O núcleo já atua com ações e projetos voltados para o bem estar e promoção da saúde da terceira idade e é responsável por todo o escopo de projeto proposto no desafio. O evento também conta com o apoio integral e o know-how da START INCUBADORA DE NEGÓCIOS DA ESPM.

Convidamos toda a comunidade criativa para propor soluções inovadoras e de alto impacto para um dos principais desafios globais, na área social e de saúde pública: os obstáculos para o envelhecimento saudável.

Se assim como nós, você também é movido pelo desejo de mudança social e acredita que é possível contribuir para alcançar a visão de que todas as pessoas podem ter uma vida longa e saudável, então esse desafio é para você.

ACEITA O DESAFIO?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (2015), a agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável deixa claro que uma vida saudável e o direito à saúde não começa nem termina numa determinada idade. Se quisermos alcançar todas as idades, precisamos dedicar especial atenção ao rápido envelhecimento da população. Esta transição demográfica está ocorrendo de forma sem precedentes em quase todos os países e afetará diretamente nossas vidas.

“O número global de pessoas idosas – com 60 ou mais anos de idade – está projetado para aumentar de 962 milhões em 2017 para 1,4 bilhão em 2030 e 2,1 bilhões em 2050, quando todas as regiões do mundo, exceto a África, terão quase um quarto ou mais de suas populações com 60 anos de idade ou mais. Em 2100, o número de pessoas idosas pode alcançar 3,1 bilhões” (ONU, 2020).

À medida que taxas de fertilidade diminuem, a proporção de pessoas com 60 anos ou mais deve mais que triplicar os números atuais, alcançando dois bilhões em 2050. Esse contexto chama a atenção para um problema social e de saúde pública: os obstáculos para o envelhecimento saudável. Mas, juntos, podemos contribuir para um futuro onde a oportunidade de experimentar uma vida longa e saudável será para todos. Vamos encarar este desafio?

FAÇA PARTE DESSA TRANSFORMAÇÃO

  • Contribua com soluções de impacto que irão compor as iniciativas mais criativas propostas pela agenda 2030 ONU.
  • Tenha mentoria de experientes professores da ESPM em diferentes áreas do conhecimento.
  • Conheça e conecte-se com empreendedores sociais.
  • Vivencie um desafio virtual com outros estudantes de todo o Brasil.

CATEGORIAS DE PARTICIPAÇÃO

Acreditamos que pensar soluções alinhadas com a agenda 2030 proposta pela Organização Mundial da Saúde deve ser pauta de discussão dentro de escolas, faculdades e universidades, estimulando jovens a formar uma comunidade criativa em torno desta causa com grande potencial de desenvolvimento. Desta forma, o evento será dirigido exclusivamente para estudantes do ensino médio e do ensino superior, de acordo com as seguintes características:

CATEGORIAS

SENIOR: alunos graduandos de todo o Brasil.

JÚNIOR: alunos de ensino médio do Rio Grande do Sul

EQUIPES

Cada equipe deverá ser composta por, no mínimo, 3 e, no máximo, 5 pessoas.

INSCRIÇÕES

Por equipes, com formação fechada.

Por pessoa física, com disponibilidade para integrar novas equipes.

TRILHAS DE PARTICIPAÇÃO

Saúde mental
Bem estar físico
Beleza universal
Criatividade
Inclusão digital